English | French | Spanish | Deutch

Idade Nobre Projeto Terceira Idade

O Projeto Idade Nobre foi criado visando o melhor para a melhor idade, efetivamente, o Projeto Idade Nobre iniciou seus encontros no dia 2 de dezembro de 2008, o que passou a acontecer a cada quinzena durante 2009 e 2010 e a partir de 2011 semanalmente. Entre as ações desenvolvidas estão: projetos, pesquisas e visitas a entidades privadas e públicas, com foco no conhecimento de trabalhos já existentes para grupos de terceira idade, a Idade Nobre.

O objetivo do Idade Nobre é proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas de terceira idade, fazendo com que elas mudem seu paradigma de que ser idoso é não produzir. Muito pode ser feito e vivido, com muito mais riqueza de experiência e a bagagem de vida que possuem.

“Com isso queremos levá-los a amadurecer integralmente as quatro faculdades: físico, mental, emocional e essencial”.

Um dos fatores de trabalhar com este público no Idade Nobre, é o de que muito em breve no Brasil seremos uma população idosa bastante numerosa, pelo que podemos identificar de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A previsão, segundo o Instituto, é de que em 2025, este número esteja na casa dos 64 milhões de pessoas e em 2050, ou seja, a cada três brasileiros, um será idoso, a melhor Idade Nobre.

Outro fator para este projeto social está nos inúmeros trabalhos realizados com crianças, adolescentes, famílias, população de rua, mas pouco para esta faixa etária de Idade Nobre.

“Compreendemos esta necessidade, porque nosso país e nós mesmos caminhamos para essa fase da vida, e queremos chegar até ela com qualidade. Queremos mudar a visão que muitos têm da velhice, de que esta fase só nos impõe limitações e traz adversidades, para a visão de que também traz possibilidades de uma vida melhor” (Laiz Jacobini – Coordenadora do Idade Nobre).

Nossa meta para futuro no Projeto Idade Nobre é manter as pessoas que já cooperam com o projeto, ampliar o grupo de voluntários, multiplicarmos o Projeto em outros locais, conquistarmos possibilidades financeiras e humanas para abrirmos uma casa de Atendimento Dia e o sonho de adquirirmos um residencial que abrigue a terceira idade com recursos que possibilitem vida com qualidade

Nosso projeto Idade Nobre teve destaque na GAZETA VIRTUAL.

Um Texto para sua reflexão da Idade Nobre :

O Velho e o Idoso

“O idoso se renova a cada dia que começa,

O velho se acaba a cada noite que termina.

Enquanto o idoso tem seus olhos postos no horizonte

De onde desponta o sol que ilumina a esperança,

O velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado.

O idoso tem planos, o velho só tem saudades.

O idoso curte o que lhe resta da vida,

O velho sofre o que o aproxima da morte.

O idoso leva uma vida ativa,

cheia de projetos e preenche de esperanças,

Para o velho as horas se arrastam destituídas de sentido;

Suas rugas são feias porque foram vincadas pela amargura,

Ao passo que as do idoso são bonitas porque foram marcadas

Pelo sorriso e pela alegria de viver!

Abençoado seja o Idoso!”